HTTP/HTTPS: Mais Alguns Conceitos Importantes (Aula 6)

HTTP/HTTPS: MAIS ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES

DOMÍNIO

Domínio é o endereço eletrônico de um site, o nome pelo qual o site será encontrado e acessado.

Registro de Domínio é o serviço que cuida da administração dos nomes (domínios) na Internet, que envolve o registro e a renovação dos endereços eletrônicos.

Normalmente um domínio é dividido em quatro partes, por exemplo, “https://ww.google.com.br“, onde:

  • “https” é o protocolo de comunicação.
  • “www” é um termo opcional que significa “World Wide Web”, não se faz necessário seu uso para acessar um site.
  • “google” é o nome do site, normalmente identifica a empresa ou entidade dona do domínio.
  • “.com” identifica a natureza do site, neste caso “.com”, inicialmente usado para nomear sites comerciais, mas hoje está disponível para o público em geral. Podemos entender como um complemento ao nome principal do domínio. Há várias terminações, cada uma busca identificar um tipo de site (.gov – sites governamentais, .io é um domínio popular para startups, engenheiros, desenvolvedores e geeks em geral, entre outros).
  • “.br” identifica o país de origem do site. (vamos aqui considerar como um complemento a extensão (natureza) do site, e não uma uma quinta parte do domínio)

SUBDOMÍNIO

Subdomínios representam páginas/sessões específicas dentro de um site.

Por exemplo, no caso do Google temos, entre outros, o Gmail (mail.google.com) e o Google Drive (drive.google.com).

Note que os subdomínios apontam para páginas/recursos diferentes dentro do mesmo domínio.

RECURSOS

Recurso (ou Resource) é basicamente o alvo de uma requisição HTTP/HTTPS.

Por exemplo na URL “https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/“, o alvo que buscamos é o recurso “pt-BR/docs/Learn/”, na verdade, de forma purista, o recurso é “Learn/”, já que “pt-BR/docs/” são caminhos intermediários que usamos para acessar o recurso.

ENDEREÇO IP

IP significa “Internet Protocol”. O endereço IP identifica de forma única um site, uma rede ou ainda um dispositivo na internet (por exemplo uma impressora ou um roteador).

Um endereço IP é um número de 32 bits. Os endereços IP normalmente são expressos em formato decimal com pontos, com quatro números separados por pontos, como 192.158.1.38.

Para maiores detalhes acesse este artigo.

DNS

Já falamos anteriormente, de forma superficial, sobre a função de um servidor DNS, mas buscaremos entrar agora em mais detalhes.

DNS (Domain Name System) é um serviço que, basicamente, traduz um nome do site (URL) em um endereço IP.

Então quando você digita em seu navegador “https://www.google.com.br“, algum servidor DNS fará a transformação da URL digitada em um endereço IP, com isso sua requisição segue adiante.

O DNS é um elemento importante da infraestrutura da Web, servindo como uma lista telefônica da Internet (banco de dados de domínios), como falamos, a partir da URL ele devolve o endereço IP.

Existem diversos servidores DNS espalhados pela Web, inclusive um do Google: https://developers.google.com/speed/public-dns/.

Para saber mais sobre o que é DNS e sua função acesse este ótimo artigo da Hostgator.

PORTAS

Como já explicado, toda requisição de um cliente abre uma conexão com o servidor que “roda” em algum lugar na internet. Para estabelecer uma conexão na rede é preciso saber qual é o endereço IP, e já vimos como descobri-lo.

Sabemos também que o HTTP é um protocolo de camada de aplicação que funciona com a ajuda do protocolo de camada de transporte, o TCP.

Agora, para acessar o servidor não basta apenas o endereço IP, precisamos saber por qual conexão realizar o acesso, neste caso, por qual porta devemos conectar com o servidor.

A porta reservada para o protocolo HTTP é o 80, já para o HTTPS é a 443. O navegador já sabe, dependendo do protocolo, qual porta utilizar, por isso não precisamos digitar a porta junto a URL. Porém nada nos impede de fazê-lo, ou seja, “https:\\google.com.br” e “https:\\google.com.br:443” terá o mesmo efeito.

As principais portas do protocolo HTTP/HTTPS são:

ServiçoPorta
FTP21
SSH22
TELNET23
SMTP25
DNS53
HTTP80
POP3110
SFTP115
IMAP143
HTTPS443
SMTP587
SQUID3128

URL x URI x URN

URL (Uniform Resource Locator)

São os endereços web. URLs podem ser digitados na barra de endereços do seu navegador, indicando qual página a ser carregada.

HTTP/HTTPS Domínio

HTTP/HTTPS Domínio

URI (Uniform Resource Identifier)

Citando https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Glossary/URI, temos:

A URI (Uniform Resource Identifier, ou Identificador Uniforme de Recursos) é uma string (sequência de caracteres) que se refere a um recurso. A mais comum é a URL, que identifica o recurso localizando-o na Web. URNs (en-US), em contraste, refere-se a um recurso pelo nome, em dado namespace. Ex: o ISBN de um livro.

Note que uma URI é similar a uma URL, ambas definem endereços web, porém, nem toda URI é uma URL, já que pode definir apenas o recurso, e não o endereço completo. Uma URL sempre define um endereço completo

URN (Uniform Resource Name)

Um URN define um recurso da web/internet. Uma URN identifica de forma única e persistente um recurso, independente da sua localização, permitindo a separação entre a identificação (nome único) e a localização (URL) de um determinado recurso.

URL x URI x URN

URL x URI x URN

Aula anterior “Parâmetros de Requisições do Protocolo HTTP/HTTPS (Aula 5)“.

Próxima aula “Modelo Requisição-Resposta (Request-Response) (Aula 7)“.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.