Dada a relevância do tema, existe já uma vasta literatura sobre Transformação Digital. Para quem está começando a buscar maiores informações sobre este importante assunto, que vem transformando o comportamento dos consumidores e, consequentemente, a forma com que as organizações precisam criar novas estratégias para oferecer seus produtos e serviços, recomendo este livro do David Rogers: “Transformação Digital – Repensando o seu Negócio para a Era Digital“. Ele é uma especialista do tema e docente da Universidade de Columbia em Nova Iorque.
Abaixo, um trecho importante do livro que mostra um pouco do seu pensamento:
“As organizações que progridem na era digital são aquelas que combinam a mentalidade estratégica certa com o estilo de liderança certo. Elas compreendem os novos fundamentos estratégicos da era digital e neles se baseiam para desenvolver novos produtos, serviços, marcas e modelos de negócios.
Qualquer que seja o tamanho do empreendimento, elas mantêm a agilidade organizacional para aproveitar novas oportunidades e equilibram a arte da incubação e do aprendizado, como uma startup, com a arte do escalonamento e da integração, como um empreendimento consolidado.
Hoje, em meio a constante mudança digital, nenhum negócio pode progredir durante muito tempo oferecendo a mesma proposta de valor aos clientes. A necessidade de criação de valor se entrelaça com o imperativo do aprendizado e da reinvenção constante da qual é o valor almejado pelo cliente. O propósito da empresa, então, pode ser reformulado como a “criação contínua de novo valor para o cliente”.
A revolução digital está mal começando. Com o fluxo incessante de novas tecnologias e com o potencial imensurável daí resultante, é impossível prever como o futuro digital impactará a sua empresa ou o seu setor. Mas se você for arguto e astuto, e lépido e fagueiro, sua empresa pode optar por surfar cada nova onda de mudança, cavalgando-as como sucessivas oportunidades para criar novo valor para o cliente.”
Vale a leitura!