Top 4 Ferramentas de Escrita
O que são Ferramentas de Escrita?
Uma ferramenta de escrita nada mais é uma aplicação (software) que auxilia as pessoas a escrever.
Ora indicando melhorias em seus textos (correção ortográfica, gramática, clareza, etc.), ora sugerindo textos inteiros (inteligência artificial).
São muitos comuns no meio escolar, mas tem inúmeras formas de utilização, como por exemplo, para uso em blogs.
Não usei uma ferramenta de escrita para escrever este artigo do zero, mas veremos como funcionam.
Pessoalmente acho complicado o seu uso, não por serem difíceis de usar, e sim porque podem deixar você relaxado demais.
Sou entusiasta da leitura/escrita como forma de estudo, para fixar conhecimentos adquiridos, como meio de progresso pessoal.
Acho também que a leitura/estudo estimulam nosso cérebro, o que é ótimo para nossa saúde e bem estar.
Neste contexto acho úteis as aplicações que sugerem melhorias ao seu texto. Já as que fornecem textos completos, acho que o uso deve ser feito com moderação.
Antes de seguir adiante, apenas uma observação. Como normalmente são desenvolvidas com base na língua inglesa, seu uso para o português deve ser realizado com maior atenção. Pois podem não acrescentar nada de útil, e até deixar erros passarem.
Lista de Ferramentas de Escrita:
Grammarly (https://www.grammarly.com/)
Segundo a Wikipédia:
Grammarly é um verificador de gramática on-line, verificador ortográfico e uma plataforma de detecção de plágio para o idioma inglês desenvolvido pela Grammarly, Inc. O software foi lançado pela primeira vez em julho de 2009. Os recursos de revisão gramaticalmente conferem mais de 250 regras gramaticais.
Agora vejam o texto gerado pelo copy.ai, que veremos mais a frente:
Grammarly é um verificador gramatical, verificador ortográfico e detector de plágio que ajuda você a escrever melhor. Está disponível como uma extensão de navegador para Chrome e Firefox, bem como um aplicativo para Android e iOS.
O Grammarly funciona verificando seu texto em seu banco de dados de mais de 10 bilhões de palavras para descobrir como elas devem ser usadas no contexto. O serviço então destaca quaisquer erros com rabiscos verdes ou vermelhos (veja acima). Você também pode configurar o Grammarly para corrigir automaticamente os erros na sua escrita enquanto você digita.
Se você quiser tirar o máximo proveito do Grammarly, vale a pena assinar a versão premium que custa US $ 29 por mês ou US $ 139 por ano – que vem com mais recursos, incluindo verificações de plágio e ferramentas de análise de texto, para que você possa melhorar seu estilo de escrita em geral.
Realmente assustador, não acham? Achei de uma assertividade absurda.
Mas voltando ao Grammarly, na minha opinião ajuda a você a refinar seu texto. Não funciona (até então) para o nosso idioma. Útil se você precisa escrever textos em inglês.
Hemingway Editor (https://hemingwayapp.com/)
Na versão web, para um texto em português, não identificou erros de ortográficos e gramaticais, mas ajudou na revisão do texto quanto a clareza. Indicando alguns pontos a serem revistos:
A versão desktop (https://hemingwayapp.com/desktop.html), com maiores recursos, é paga.
Ainda em relação ao copy.ai, vejamos o que ele gerou sobre o Hemingway Editor:
Hemingway Editor é uma maneira simples e gratuita de escrever melhor. Ele destaca frases longas e difíceis de ler e sugere maneiras de corrigi-las.
Mais modesto, mas ainda assim, bem preciso.
copy.ai (https://www.copy.ai/):
Trata-se de uma ferramenta de geração de texto baseado em inteligência artificial.
A partir de alguns inputs fornecidos pelo usuário o copy.ai gera um texto como sugestão.
Nos testes que realizei, achei realmente espantosa a precisão dos textos gerados.
Não digo que você vá obter um texto 100% pronto, em termos de assertividade e dos seus objetivos, mas certamente o inspirará para tê-lo.
copy.ai em Funcionamento
Bem, nada melhor do que ver o que o copy.ai sugeriu sobre si próprio:
Copy.ai é uma ferramenta para ajudá-lo a escrever melhor. Ele funciona analisando sua escrita e, em seguida, sugerindo melhorias com base no que aprendeu sobre você como escritor. O Copy.ai também pode recomendar frases e frases específicas que são comumente usadas em situações ou documentos semelhantes, como como “em conclusão” parece aparecer no final dos meus relatórios toda vez que eu começo um!
A versão básica do Copy é gratuita e inclui algumas ferramentas para rastrear a contagem de palavras, salvar rascunhos no Google Drive e definir metas para suas sessões de redação (como 1.000 palavras por hora). A versão premium possui recursos mais avançados, como detecção de plágio e ferramentas de análise de linguagem mais robustas (como sinônimos e sugestões de frases alternativas).
Bem, este texto foi gerado pelo copy.ai em inglês, e traduzido pelo Google Tradutor. Claro que poderia melhorá-lo, mas optei por transcrevê-lo exatamente como foi gerado, para você ter uma noção da ferramenta em si.
A versão gratuita é bastante limitada, e a paga tem um custo mensal de US$35,00.
Quillbot (https://quillbot.com/):
O QuillBot lê seu texto e faz alterações, permitindo retrabalhar e reformatar seu conteúdo de maneira rápida e eficiente.
Possui uma série de facilidades, como extensão para o Chrome e complemento para o MS-Word.
Como as demais ferramentas, funciona bem para o inglês, já não tanto para o português.
Gostou? Leia então “A Cultura da Inovação“.