Estrutura da Aplicação:
A estrutura de um projeto/aplicação Laravel pode parecer complicada, mas basta nos familiarizarmos com ela para que passemos a entendê-la.
Vamos dar uma olhada na estrutura de pastas criada pelo Laravel:
Por mais complicado que pareça, esta é a estrutura mínima criada para suporte a uma aplicação com base no Laravel, e não é pretensão deste artigo detalhá-la por completo, apenas iremos citar as pastas mais importantes e seu uso, já que a documentação completa sobre a estrutura de uma aplicação Laravel pode ser acessada em http://laravel.com/docs/structure.
Pastas Principais:
app:
É onde são armazenados os arquivos e classes que compõem a aplicação Laravel, que segue o padrão MVC (Model-View-Controller), ou seja, nela estarão os modelos, views (layouts) e controles que darão forma ao projeto. Em grande parte do desenvolvimentos estaremos trabalhando em tais arquivos, que representam a maior parcela de nosso código.
config:
Onde ficam os arquivos de configuração da aplicação, por exemplo, os parâmetros de acesso ao banco de dados.
public:
É a pasta para a qual o servidor web aponta. Nela fica o arquivo index.php, que é a porta de entrada da aplicação. Além do index.php, a pasta “public” armazena os demais recursos de acesso global, tais quais: javascript, arquivos de estilo (css), imagens, etc.
vendor:
Onde fica armazenado o Laravel e demais recursos (plugins, bibliotecas, frameworks) de terceiros.
Ainda, mesmo que possamos alterar e renomear tal estrutura, já que o Laravel não impõe restrições quanto a isso, é altamente recomendável que só o façamos em caso de extrema necessidade.
Enfim, apesar da complexidade, tal estrutura é bastante lógica, e certamente com a evolução do aprendizado seu entendimento se tornará cada vez mais claro, e seu uso mais simples.
Se você se interessou, leia também Laravel – Instalação.
Quer se aprofundar? Acesse a documentação oficial do Laravel clicando aqui.