Estrutura de um Projeto Android – Um Exemplo Básico
Neste artigo vamos estudar a estrutura básica de um projeto Android.
Vejamos a estrutura criada pelo Android Studio:
Notem que esta foi a estrutura que criamos na série “Criando um Projeto com o Android Studio”, cuja primeira parte posse ser acessada aqui.
Reparem ainda que se trata se uma estrutura de projeto de um aplicativo bastante simples.
Na figura acima podemos identificar as principais pastas e arquivos de uma aplicação Android:
manifests ─ armazena o AndroidManifest.xml, base para toda aplicação Android, onde estão definidas as configurações (nome do pacote = identificador único da aplicação, …) do aplicativo.
Explorem aqui o arquivo AndroidManifest.xml gerado pelo Android Studio.
java ─ armazena os códigos-fontes do projeto (classes Java), por exemplo a classe MainActivity.java, criada pelo “wizard” do Android Studio.
Aqui podemos visualizar o código da classe MainActivity.java gerada.
res ─ armazena os recursos (res/drawable = imagens; res/mipmap = ícone do aplicativo; res/layout = XML de layouts; res/menu = menus; res/values = XML de internacionalização, configuração de temas, etc.). Tais objetos são acessíveis por meio da classe R .
Vejam aqui o layout (activity_main.xml) criado pelo Android Studio.
Além de uma referência para os scripts do Gradle (Grandle Scripts), usados para compilar e construir o aplicativo (cujo o estudo não está no escopo deste artigo).
Notem que o Android Studio utiliza o conceito de visões para agrupar os arquivos em determinadas pastas, seguindo determinada lógica, com determinado objetivo.
No nosso exemplo, estamos com a visão “Android” ativa, que é a mais utilizada no dia-a-dia de desenvolvedor, pois simplifica a visão dos componentes da aplicação, listando apenas os itens mais utilizados no desenvolvimento.
Em projetos mais comuns, isto é, que possuam funcionalidades mais usuais e úteis, destacam-se também as seguintes pastas:
Em breve!
Voltando ao conceito de visões do Android Studio, destacamos também a “Project“, que disponibilizada a visão de todos os aquivos que fazem parte do projeto, exatamente como armazenados na máquina de desenvolvimento.
Gostou? Leia também Criando um Projeto com o Android Studio Parte 1.