De uma maneira geral, tem-se a impressão de que uma ideia genial, aquela que vai revolucionar o mercado, ou aquela que as pessoas dizem “como é que ninguém pensou nisso antes”, nasce de um “estalo”. Particularmente, eu não acredito muito nisso. Ou até acredito…, mas este “estalo”, que vem enquanto a gente está tomando banho ou dando uma caminhada, foi, com certeza, motivado pelo nosso subconsciente que continuou trabalhando no problema, que estava sendo pensado anteriormente.
Particularmente, acredito que inovar seja fruto de muita transpiração, processo e disciplina. Existem até muitos exemplos que comprovam isso. Talvez Thomas Edison seja o maior deles. Um outro, só que (bem) mais moderno, é a Ideo, empresa americana que auxilia os seus clientes a encontrarem soluções e oportunidades através do design, como “ferramenta” de inovação. A Ideo tem uma vasta lista de clientes, produtos, e cases interessantíssimos.
Assisti a um desafio que eles toparam há alguns anos atrás (na verdade, já são 20 anos!) e que mostra bem que a inovação não é apenas o resultado de inspiração ou de mentes geniais, mas sim de um trabalho focado e determinado para se atingir às metas propostas. O mais interessante a notar é que inovação na Ideo é um processo, que lá, eles chamam de “Deep Dive”. É claro que as pessoas são preparadas. Muitas delas excelentes e até geniais! No entanto, uma solução inovadora nasce através de um processo bem estruturado e coordenado, que coloca estas pessoas focadas em um objetivo em comum, num trabalho em equipe fantástico. É fácil perceber também que a Ideo promove um ambiente absolutamente adequado para que a inovação apareça, desde a cultura da empresa (que fica visível no vídeo), a disponibilidade de recursos (humanos, materiais, pesquisas e etc), a liderança do grupo, foco, prazo determinado e todos os ingredientes para que uma solução inovadora “apareça”, partindo de uma necessidade claramente definida e especificada.
Obs.: Para se ter uma ideia, o lema da Ideo é: “Falhe com frequência para chegar mais rápido ao sucesso”. Assim, simples assim… Cultura pura.
Bem, voltando ao desafio, é exatamente este vídeo que coloco aqui para mostrar. Ele é até um pouco antigo, mas vale muito a pena a conferida! Para facilitar, inclusive, como é um pouco grande, ele está dividido em 3 partes para vocês assistirem em momentos diferentes. Trata-se de um programa da ABCNews, Nightline, que desafiou a Ideo criar, em apenas 5 dias, o carrinho de compras de supermercado ideal. Melhor do que ver como ficou o carrinho, é ver o processo de criação. Muito legal!
Divirtam-se…
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=JkHOxyafGpE
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=pVZ8pmkg1do
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=nyugyrCQTuw
O carrinho…
Seguem alguns links relacionados:
http://skellogg.sdsmt.edu/IE345/Supplement/ideo.pdf
http://www.ideo.com/work/item/shopping-cart-concept/
http://atomiq.org/archives/2005/09/what_happened_to_the_ideo_shopping_cart.html